sexta-feira, 30 de março de 2012

Brincadeiras 1

 Jogo do Minuto
Descrição/Objetivo: testar a capacidade das crianças em medir a passagem do tempo. 
Grau de Dificuldade: Simples
N.º de crianças: no mínimo 2 (ideal: até 5)
N.º de adultos: 1 organizador
Requisitos: 1 relógio com cronômetro + papel e caneta
Regras/Funcionamento: 
O organizador da brincadeira dispara o cronometro e controla a passagem do tempo.
As crianças, começam a “contar” mentalmente a passagem do tempo. 
Quando cada criança achar que passou exatamente 1 minuto, ela fala a palavra Já.
O organizador anota (no papel ou mentalmente) o instante que cada criança falou a palavra Já.
Após todas as crianças falarem já, o organizador dá os parabéns a criança que errou por menos.
Exemplo com 3 crianças:
1ª criança falou Já aos 50 segundos;
2ª criança falou Já aos 57 segundos;
3ª criança falou Já aos 1 min e 5 segundos.
Neste caso, a 2ª criança foi a vencedora.
O organizador então anota no papel 1 ponto para esta criança referente a esta 1ª rodada.
Sucedem-se 5, 10 ou 15 rodadas de 1 minuto e declara-se vencedora a criança que tiver mais pontos
Variantes: podem ser feitas algumas rodadas de 2 minutos valendo 2 pontos ou de 3 minutos valendo 3 pontos, etc.

 Esconde Objeto
Descrição/Objetivo: simples jogo de diversão que mede em parte a capacidade de observação a detalhes mas em que há bastante sorte envolvida.
Grau de Dificuldade: Simples
N.º de crianças: no mínimo 3 (ideal: de 4 a 6)
N.º de adultos: neste jogo não há necessidade de adultos. É preciso apenas explicar o jogo às crianças.
Requisitos: existe a necessidade de uma sala razoavelmente ampla com vários lugares onde se possa esconder um objeto de tamanho relativamente pequeno mas não minúsculo (cinzeiro, caixa de fósforo, uma chave, etc)
Importante: não convém que o objeto seja de grande valor. Além disso, a própria sala não deve ter objetos delicados de grande valor pois as crianças irão “revirar” a sala em busca do objeto escondido.
Regras/Funcionamento: 
Uma das crianças é escolhida para esconder o objeto na sala. As demais saem e ficam esperando.
A criança que ficou na sala deverá esconder o objeto mas não deverá colocá-lo num lugar que seja “impossível” de descobrir tais como o bolso do seu próprio calção, dentro de gavetas cheias de revistas, etc).
Quando o objeto for bem escondido, as crianças que estavam aguardando são convidadas a entrar na sala e devem buscar pelo objeto.
Quem escondeu o objeto poderá dar dicas afirmando qual criança está “quente” (perto do objeto escondido) e qual criança está “fria” (longe do objeto escondido).
Quando o objeto for achado, a rodada termina e atribui-se 1 ponto para quem o encontrou.
Esta mesma criança irá esconder o objeto na próxima rodada.
Sucedem-se de 5 a 10 rodadas e declara-se vencedora a criança que tiver mais pontos.
voltar ao topo




Tiago disse

Descrição/Objetivo: jogo simples que exercita a atenção e reflexo. 
Grau de Dificuldade: médio. 
N.º de crianças: mínimo 2 (ideal: de 4 a 8 crianças) 
N.º de adultos: neste jogo é desejável (mas não imprescindível) a presença de um adulto.
Formem uma linha com as crianças diante de um coordenador.
Se as crianças são numerosas, faça-as colocarem-se em várias linhas, e para vê-las melhor, disponha-as em diagonal.
O coordenador do jogo diz: 
- Primeira e terceira fileiras: um passo à direita!
- Vou mandar vocês fazerem certas coisas. Vocês só obedecerão se a ordem for precedida de “Tiago disse”. Por exemplo, se eu digo: “Tiago disse...andem...”, vocês andarão.
- Mas devem ficar imóveis se eu disse “andem!” (isto é, sem falar “Tiago disse...” antes)

As ordens devem ser enérgicas, breves, e se sucedem num ritmo rápido.
Evite deslocamentos grandes. Só ordene atos simples e bem precisos.
Todo jogador que executar uma ordem não precedida de “Tiago disse”, ou que esboça um gesto, ou não obedece a uma ordem precedida de “Tiago disse”, é eliminado ou paga uma prenda.
Alguns truques lhe permitirão notar os jogadores mais atentos:
Dê uma série de ordens precedidas de “Tiago disse” seguida de uma que seja a conseqüência lógica, mas não precedida de “Tiago disse”. Por exemplo: “Tiago disse sentado” – “Tiago disse em pé!” – “Tiago disse para frente!” – “Tiago disse para trás!” – “Para frente!”.
Interpele diretamente um jogador: “Vire a direita! Avance um passo!”.
Execute você mesmo os gestos que ordena sem precedê-los de “Tiago disse”.
Ganha a criança que for mais atenta!


jogo: Acertar o objeto com a bola de variadas distançias.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Tipo da roupa no Grupo De Treinos Esportivos

Tipo da roupa masculina:                                     
*observação* todos deverao Usar Boné e levar seu litro de agua


Tipo da roupa feminina:
*observação* todos deverao Usar Boné e levar seu litro de agua

domingo, 8 de janeiro de 2012

Aprenda ter Pernas Fortes

Para tonificar as pernas costumam ser motivo de desespero, já que a maioria das vezes não são alcançados os resultados desejados.
 
 
O segredo é muito simples, constância, motivação, e realizar o exercício do jeito certo. E tenha certeza que as pernas bem malhadas que você quer serão realidade. O exercício muito efetivo, que consiste em imitar o movimento de se sentar, ao não ter nada em que se apoiar todo o peso acaba indo para as pernas. O importante é ter sempre a coluna reta e não jogar o peso para os joelhos e sim para os músculos das pernas.
Com as pernas abertas e os joelhos atrás da linha dos dedos dos pés, incline um pouco o tronco e tente sentar em uma cadeira imaginaria.
Faça 3 series de 15 repetições, mas  se sentir muita tensão, pare um pouco e logo continue, depois faça alongamento,  3 vezes semanais são suficientes para ver resultados  rápidos.

Exercícios para as Pernas

Os exercícios para as pernas é um dos mais pedidos nas academias pelas mulheres, pois qual a mulher que não quer ter uma coxa durinha e definida?
Bom a resposta seria ”todas”, a perna possui muitos músculos e por isso necessita ser muito bem trabalhada nos exercícios para ter resultados, os músculos demoram mais para desenvolver e ficarem definidos.
É necessário o aumento de peso toda semana, e também ter uma alimetação balanceada para ter ótimos resultados.
Confira abaixo um vídeo no qual mostra exercícios para as pernas:

Exercício para Acabar com Estresse


O estresse ataca muito os brasileiros, deixando muitas vezes a pessoa tensa e até com dores no corpo, por isso é muito importante praticar esporte, pois ajuda a descarregar o estresse de uma forma saudavél.
Mas existe alguns exercícios  específico para ajudar a aliviar as tensões como a yoga e o pilates mas existe exercícios faceis e rápidos que você pode realizar em casa, caso o seu dia seja corrido.
-Comece fazendo um aquecimento de 10 minutos, que pode ser feito em caminhadas, andar de bicicleta, dançar ou subir e descer escadas.
-Após movimente o corpo girando devagar para a direita e depois para a esquerda, abaixe a cabeça e repita o exercício por 5 vezes.
-Faça movimentos com os ombros para trás, levante o ombro esquerdo e depois o relaxe levando lentamente para baixo.
-Faça o mesmo com o ombro direito, respire e inspire.
-Após faça um movimento circular ldevagar com o braço direito para relaxar os ombros, repita o mesmo movimento com o outro braço esquerdo.

Importância do Alongamento para os Exercícios



Para os (as) praticantes de esporte, o alongamento  é essencial para ajudar a relaxar os músculos e evitar supostas lesões antes de praticar as atividades físicas, procure fazer os alongamentos no periodo de 10 a 15 segundos cada movimento.
O alongamento ajuda também a dar mas elasticidade ao corpo ajudando melhor no desempenho das atividades sem ocorrer supostas dores musculares durante o treino, o alongamento deve ser feito antes e após os exercícios.
Para melhores resultados sempre procure praticar os exercícios com roupas adequadas que possuam bastante  elasticidade para não atrapalhar nas atividades e muito menos na hora de se alongar.

Alongamento para Coluna



O alongamento é muito importante antes e após os exercícios, pois deixa os músculos e o corpo prontos para receber as tarefas, e após o alongamento ajuda relaxa-los.
Os alongamentos tem que ter um tempo de 30 a 60 segundos, para aliviar as tensões do corpo, para coluna o alongamento é indispensavél para quem vai realizar algum tipo de exercício físico.
Não faça alongamentos só para ser mais flexível, faça-os para sentir-se bem, pois muitas pessoas acham que o alongamento é só deve ser feito por pessoas que prática esporte, alongar ajuda e relaxar os musculos e tirar o estresse corporal.
Confira um video que mostra como alongar a coluna:

Dicas para Acabar com a Timidez

Adeus Timidez!

 

A primeira coisa a se fazer é aceitar se você é tímido ou não e em qual grau de timidez você se encontra. Pense em como você age em situações no trabalho, na faculdade, colégio ou no lazer e tente identificar possíveis sinasi que traduzam a sua timidez. Você tem que passar a se aceitar e entender que a comunicação é da natureza do ser humano, por isso não há nada de estranho em você abrir a boca e falar. A auto-confiança é a chave de tudo, por isso treine em casa a sua desenvoltura antes de fazê-la na rua e verá que naturalmente sua posição perante certas situações mudará bastante. Tome a direção da sua vida e passe a ter iniciativa. Para se ver livre da timidez, basta começar assim. MV Caldas, expert em motivação dá algumas dicas de exercícios que permitirão acabar com esse problema gradual e naturalmente.

MV Caldas – Exercício contra a Timidez

Musculação – Agachamento execícios para as pernas


Para começar fazer qualquer tipo de exercício, faça os movimentos com pesos leves,  isso fará com que aprenda o movimento de forma certa e segura. E assim com o tempo vá aumentando
-Agachamento (exercício):
O agachamento faz parte do exercícios  mais usado na musculação, porque exercitam vários músculos das pernas É um dos exercício  mais importante para ganhar massa muscular nas pernas.
-Dicas para o agachamento correto:
  • O importante manter o peso nos ombros e não no pescoço.
  • Olhe sempre para frente.
  • Arqueie um pouco as costas.
  • Os pés devem estar na mesma distância dos ombros.
  • Use um cinto de musculação se treinar pesado.
  • Treine com pesos mais leves para aperfeiçoar o movimento.
  • Não baixe muito o corpo porque prejudica os joelhos.

Exercícios de Alongamento – Passo Passo


O alongamento deveria fazer parte do dia a dia de muitas pessoas, até mesmo para aquelas que não pratica nenhum tipo de esporte, o alongamento ajuda a relaxar totalmente a musculatura do corpo ajudando a suavizar a tensão do dia e aliviar o estresse, vale lembrar que cada movimento deve durar 10 segundos.
Para os praticantes de exercícios físicos o alongamento é fundamental antes e após o treino ajudando a não causar nenhum tipo de lesão na musculatura, além de ser essencial para um ótimo desempenho para praticar o exercício, é importante fazer uma alimentação balanceada junto do auxílio de exercícios para melhores resultados.
Abaixo você vai conferir um vídeo que mostra passo a passo de como fazer exercícios de alongamento que pode ser feito em casa para começar a rotina do dia a dia ou até mesmo antes de começar a praticar algum tipo de exercício físico deixando seus movimentos muito mais leves.
Veja abaixo:





Exercícios para Panturrilha


Um dos  exercícios para panturrilha que pode ser feito em casa é utilizando um degrau, como por exemplo a ”escada”, com a metade do peito do pé em cima da escada e o restante fora faça movimentos como se fosse ficar nas pontas dos pés erguendo bem e baixando, faça está repetição 3 séries de 10.
Outro modo são os aparelhos em acadêmias prórpios para trabalhar a panturrilha, no qual você tem a opção de aumentar de modo gradativo os pesos, é importante que caso faça o exercício na acadêmia o acompanhamento de um personal trainer é importante para não realizar os exercícios de modo incorreto.
Hoje em dia a busca pelo corpo perfeito exige do nosso físico as mais diversas modalidades, e hoje vamos falar da panturrilha que é um músculo menor da parte da perna que demora para se desenvolver mas com exercícios físicos e um pouco de paciência conseguimos bons resultados deixando o local durinho.

Exercícios para Aumentar as coxas

Para manter as coxas lindas e bem torneadas é preciso realizar exercícios. De todos os exercícios que existem, nós do Mulher Beleza separamos alguns mais fáceis para que qualquer pessoa possa fazer em casa e sem nenhum problema.
Para manter as coxas lindas e bem torneadas é preciso realizar exercícios, aprenda aqui alguns deles. (Foto: Divulgação)

Ter as coxas bem torneadas e definidas não é pra qualquer um, é preciso muita disciplina e exercícios para que as coxas ganhem formas esculturais e para que fiquem bem durinhas. Embora seja muito bom  ter um corpo bem trabalho e definido, nem todo mundo sabe o que fazer para conseguir isso, e nem todo mundo tem a disponibilidade de frequentar uma academia. Sem contar que muitas vezes grande parte das pessoas paga a academia, frequenta o primeiro dia e nunca mais volta, normalmente por falta de estímulos.
A melhor coisa é você poder trabalhar seu corpo no conforto da sua casa, sem precisar pagar nada e nem ficar na monotonia da academia. Você coloca aquela seleção de músicas que te anima e que você gosta e começa a se exercitar. Mas quais exercícios ajudam a aumentar as coxas? Alguns exercícios para as coxas são extremamente fáceis de fazer, basta você ter força de vontade.
Para quem não tem tempo de ir e nem gosta de ir a academia, ou prefere não pagar para ter suas coxas bem torneadas e definidas, o segredo é fazer alguns exercícios em casa. Por isso, afaste o sofá da sala, coloque aquela roupa bem confortável e comece a malhar suas coxas, em um certo tempo você notará uma boa diferença. Conheça alguns exercícios para as coxas e comece já sua malhação.

Exercícios para Aumentar as Coxas

Flexão de Tronco

 Fique em pé com a coluna reta e os pés unidos e de preferência segure uma barra na frente do corpo para manter seu equilibrio e para manter o corpo ereto. Projete então o tronco pra frente até sentir suas coxas alongando. Esses exercício é feito de maneira isométrica, ou seja, permaneça nessa posição por pelo menos 15 segundos. Você também pode fazer esse exercício em movimento, sem ser do modo isométrico, realizando 3 séries de 12 repetições, dando um intervalo de pelo menos 45 segundos.
  


 

Agachamento

 

Em pé e com a coluna reta, afaste os pés na largura dos quadris e segure uma barra nos ombros, posicione-a atrás da cabeça. Flexione os joelhos e abaixe os quadris, como você fosse se sentar em uma cadeira. Volte a deixar o corpo e pernas eretos e repita o movimento. O ideal é começar com 3 séries de 12 repetições, com um intervalo de pelo menos 45 segundos.

 

 

 

 

Extensão dos joelhos

 

Sentada em uma cadeira, coloque caneleiras nos tornozelos e permaneça depois com a coluna ereta. Mantenha os braços ao longo do corpo ou apoie-as na própria cadeira. Estenda o joelho esquerdo até a linha dos quadris e volte. Vá completando o número de repetições e repita o movimento com a outra perna. Comece com 3 séries de 12 repetições cada perna, mantendo um intervalo de 45 segundos.

 


Agachamento diferenciado

 

 Esse exercício é uma modificação do agachamento clássico. Em pé e com a coluna reta, segure dois pesinhos, um em cada mão e mantenha as pernas afastadas, mas dessa vez na linha dos ombros, como mostra a figura ao lado, mantendo as pontas dos pés viradas pra fora. Agache flexionando os joelhos e retorne. Realize 3 séries de 12 repetições com um intervalo de 45 segundos.

 

 

 





 

Tipos de Alongamentos


O alongamento  é muito importante antes e após o exercício, é através dele que colocamos em ordem a circulação do sangue, os batimentos cardíacos, a respiração, entre outros fatores positivos que ele fornece.
Os movimentos são lentos e suaves, podendo haver repetições, buscando alongar um pouco mais o músculo sem sentir dor.
Os tipos de alongamento variam para cada membro do corpo. Confira abaixo:
· Tríceps
· Lateral
· Coluna
· Braços
· Costas
· Abdômen
· Peitoral
· Deltóide
· Sóleo Gastrocnémio
· Ombros
· Abdômen
· Glúteos lombar
· Glúteos

O alongamento  ajuda na prevenção de lesões nos músculos e tendões, evitar dores musculares e ajuda a aumentar a flexibilidade.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Alongamentos I





Como Planear o Treino

Como Planear o Treino



Planeamento de treinos de Futsal


  • Trabalhar sempre exercícios de passe e recepção e condução de bola
1 vez por semana mais intenso

  • 1 vez por semana exercício de força (circuito)

  • Semana sim semana não trabalhar exercícios de contra-ataque.
1x0, 1x1, 2x1, 2x2, 3x2

  • Trabalhar sempre exercícios de finalização.
Exercícios simples com e sem apoio.
Exercícios mais complicados com e sem apoio.

  • Trabalhar na pré época a posse de bola no seu modelo de jogo.
Plano A e plano B
  • Durante a época continuar a trabalhar os mesmos modelos.

  • Trabalhar Velocidade de Reacção.
Exercícios colectivos em espaços reduzidos
Exemplos: Meinho, jogos colectivos em espaços reduzidos, 4x4, 3x3, 5x4, 4x3, etc.

  • Trabalhar livres, lançamentos e cantos estudados


CONSELHOS:

Planear o treino é muito importante.

Executar e repetir sempre os exercícios.

Nunca esquecer que após dos exercícios muito intensos, executar exercícios de flexibilidade, mobilização articular e hidratação.

Explicar para que serve e quando devem efectuar os exercícios.

 

Exemplos de treinos planeados


1.ª semana com 3 treinos:

1.º Dia de Treino:

6          Passe e recepção de bola ( 2 ou 3 exercícios)
5          Aquecimento dos guarda-redes
2          Alongamentos + hidratação
5          Finalização simples c/ ou s/ apoio e 2.º poste
             - (2 exercícios onde participam pelo menos 3 atletas)
15        Finalização mais complicada (3 exercícios onde participam pelo menos 3 atletas)
2          Alongamentos + hidratação
23        Jogo colectivo em espaço reduzido com variantes
            2 toques, sempre que há golo a equipa marca um livre directo
            livre
2          Alongamentos + hidratação



2.º Dia de Treino:

4          Jogo do meinho (dois grupos)
1          Alongamentos
5          Aquecimento dos guarda-redes
1          Alongamentos
15        Finalização mais complicada (3 exercícios onde participam pelo menos 3 atletas)
2          Alongamentos + hidratação
10        Exercícios de contra-ataque (1x1 e 2x1)
20        Jogo colectivo em espaço reduzido para a baliza
            - Trabalhar o método ofensivo/defensivo (explicar e insistir nos apoios)
2          Alongamentos + hidratação



3.º Dia de Treino:

10        Passe e recepção de bola ( 2 ou 3 exercícios)
1          Alongamentos
9          Exercício de força (circuito)
2          Alongamentos + hidratação
15        Finalização simples c/ ou s/ apoio e 2.º poste
            - (3 exercícios onde participam pelo menos 3 atletas)
1          Alongamentos
20        Jogo colectivo em espaço reduzido com variantes
            2 toques, sempre que há golo a equipa marca um livre directo
            livre
2          Alongamentos + hidratação




2.ª semana com 3 treinos:

1.º Dia de Treino:

6          Passe e recepção de bola ( 2 ou 3 exercícios)
5          Aquecimento dos guarda-redes
2          Alongamentos + hidratação
20        Finalização mais complicada (3 exercícios onde participam pelo menos 3 atletas)
2          Alongamentos + hidratação
23        Jogo colectivo em espaço reduzido para a baliza
            - Trabalhar o método ofensivo/defensivo (explicar e insistir nos apoios)
2          Alongamentos + hidratação



2.º Dia de Treino:

4          Jogo do meinho (dois grupos)
1          Alongamentos
5          Aquecimento dos guarda-redes
1          Alongamentos
15        Finalização mais complicada (3 exercícios onde participam pelo menos 3 atletas)
2          Alongamentos + hidratação
10        Exercícios de contra-ataque (1x0, 1x1 e 2x1)
20        Jogo colectivo em espaço reduzido para a baliza ou campo inteiro
            - Trabalhar o método ofensivo/defensivo (explicar e insistir nos apoios)
2          Alongamentos + hidratação



3.º Dia de Treino:

5          Aquecimento dos guarda-redes
1          Alongamentos
20        Finalização mais complicada (3 exercícios onde participam pelo menos 3 atletas)
1          Alongamentos + hidratação
30        Jogo colectivo em espaço reduzido para a baliza ou campo inteiro
            - Trabalhar o método ofensivo/defensivo (explicar e insistir nos apoios)
2          Alongamentos + hidratação

REPETIR ESTES TREINOS NAS PRÓXIMAR 2 SEMANHAS E NO FINAL EFECTUAR UM JOGO TREINO PARA VERIFICAR TODO O TRABALHO
 


OBSERVAÇÕES:

  • No futuro os jogos colectivos em espaços reduzidos executar deve-se executar com menos atletas e em superioridade numérica.
  • Introduzir exercícios novos sem nunca de esquecer de repetir os já efectuados.
  • Cantos, lançamentos e livres estudados.
  • Aplicar exercícios mediante a dificuldade da equipa.

Jogos Técnicos-Táticos

JOGO: POSSE DE BOLA COM AUXÍLIO DE BASES

Objetivos:1) Deslocamentos rápidos
2) Aproximação
3) Procura por espaços livres
4) Posicionar-se em linha de passe
5) Prever situação futura
6) Resistência espefíca de jogo

Desenvolvimento e regras:
- Três equipes de 04 jogadores
- Componentes de uma equipe formam um quadrado imaginário (½ quadra ou quadra toda)
(cada jogador se coloca em uma ponta do quadrado) - Jogadores que formam o quadrado são chamados de base, e servem de apoio para a equipe que estiver com a posse de bola
- As outras duas equipes disputam posse de bola
- Os jogadores que pertencem as equipes que disputam a posse de bola, podem tocar na bola uma ou duas vezes a cada bola recebida antes de passar para o companheiro ou base
- Qualquer equipe pode usar uma das bases para auxílio na posse de bola
- A base pode apenas tocar uma vez na bola
- A base não pode passar a bola para o mesmo jogador que fez o passe para ela (base)
- Não pode ser feito passes de base para outra base
- Quando a bola sai do quadrado, passa a pertencer à equipe adversária a quem fez o último toque
- A equipe que realizar ‘N’ trocas de passes, sem sofrer de interceptação ou perda da posse de bola marca 01 ponto.
Disposição na quadra.
 

Jogos Técnico-Táticos: Bobinho móvel com trocas.

CREDITOS:  Barth Sorrilha     http://www.futsaltreinamento.com/

JOGO: BOBINHO MÓVEL COM TROCA CONSTANTE DE MARCADORES

Objetivos:1)Deslocamentos rápidos
2)Aproximação de companheiro
3)Posicionar-se em linha de passe
4)Prever situação futura
5)Coberturas
6)Manter posse de bola
7)Passe preciso
8)Resistência específica de jogo

Desenvolvimento e regras:a)Dois grupos de jogadores, para iniciar a atividade
b)Um grupo com 07 jogadores (grupo A) e outro com 03 jogadores (grupo B)
c)Jogadores de A trocam passes entre seus jogadores
d)Jogadores de A podem tocar uma vez na bola
e)Jogadores de B tentam interceptar a bola
c)Jogadores de B carregam na mão um colete
d)quando um jogador de B tocar na bola, imediatamente passa o colete para o jogador adversário de A ao qual interceptou a bola, automaticamente troca-se as funções e equipes desses jogadores. 

Treinamento integrado

CREDITOS:  Barth Sorrilha     http://www.futsaltreinamento.com/

3xGR + 3xGR


Objetivo.

1) Transição ofensiva
2) Tomada
de decisão.

3) Velocidade
com e sem bola.
4) Deslocamentos rápidos.
5) Passe e
finalização.


Organização.

O trabalho inicia com 3 atletas posicionados na altura
dos 10 metros, sendo 2 goleiros, 1 de cada lado e o treinador na altura da
lateral da meia quadra.

Desenvolvimento.


- O treinador colocará a bola em jogo para qualquer
jogador.

- Os jogadores realizam 3xGR , realizando passes de
primeira.

- Terminada a ação, o trio realiza um sprint em velocidade até a meia
quadra, onde o treinador colocá outra bola em jogo, realizando para o outro
lado em passes de primeira 3xGR.

- O trio que termina ação sem fazer golos realizará
imediatamente um sprint em velocidade a quadra toda, se fizer 1 gol ,sprint
meia quadra e 2 golos livre do sprint.


Observação.

- A duração do exercício bem como suas pausas dependerá
do objetivo que pretende alcançar.

- A dinâmica do exercício é ideal que inicie para os 2 lados.


video